quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MONITORIA NA SALA DE LEITURA


SEUS ALUNOS SÃO SEUS MELHORES ALIADOS

De uma maneira geral, os discursos educacionais politicamente corretos e pautados nos mais renomados estudiosos sobre o assunto "Educação" tocam na questão da necessidade de práticas de ensino mais dinâmicas, participativas e colaborativas.
A despeito de muitos deles acabarem sendo utilizados, pelos educadores, de forma "vazia", despidos de seus sentidos originais, tornando-se meros jargões, há de se considerar um número grande de educadores que buscam na "prática", o sentido original do binômio  "ensinar/aprender".
A atividade de monitoria nas escolas, quando bem conduzida, é uma dessas práticas que revela o real significado da tão famosa frase de Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
O trabalho de monitoria implica uma atitude de comunhão, cooperação e socialização de saberes.
Os alunos-monitores não devem ser "meros ajudantes". Precisam assumir uma postura ativa, trocar experiências, discutir metas, traçar um plano de ação, pôr em prática as ações, avaliar os resultados e ajustar os ponteiros para novas experiências.
A Sala de Leitura da Escola Rostham Pedro de Farias é um exemplo de como esta atividade pode dar certo.

Os monitores escolhem desde seu horário de atuação até as atividades que vão desenvolver, de acordo com suas aptidões. Alguns atuam mais diretamente na organização da própria sala, arrumando os livros de acordo com suas categorias, realizando empréstimos e preparando relatórios. Outros se identificam com a organização das sessões do cineclube da escola. E a atividade que todos preferem é a de interagir com outros alunos, contando histórias, auxiliando em oficinas de arte e leitura, apresentando pequenas peças de teatro, brincando de fantoches com os menores, etc. O entrosamento é total e o respeito mútuo o que mais chama a atenção.



Beatryz Ramos, aluna do nono ano (último em que estará na escola), diz que o trabalho em equipe e a organização são fundamentais para a realização de tarefas quase impossíveis.

"Foi uma ótima experiência ser monitora da sala de leitura e do cineclube , me ensinou a ser mais responsável e me mostrou que o trabalho em equipe e a organização fazem coisas quase impossíveis se tornarem realidade. Foi ótimo trabalhar com essa equipe. Pena que foi apenas um ano ! Mas, se Deus quiser, outros alunos irão nos substituir !"

Em uma rede social, outra aluna, ao compartilhar uma foto em que aparece em cena na sala de leitura com os amigos, revela: 

"... Gente, sou apaixonada por esses pequeninos, é um mais fofo que o outro.. Eu posso estar triste, mas é só entrar nesse meio aí que meu coração cresce, minha tristeza se torna alegria, e o dia todo muda! São crianças apaixonantes, e que precisam de MUITO CARINHO. Eu as amo..."

A professora da sala de leitura, que organiza o grupo, diz que os projetos que mais deram certo este ano foram os que contaram com o apoio da monitoria, mas lembra que é imprescindível o acompanhamento e o estabelecimento de prazos. Ela salienta: "Seus alunos, são seus melhores aliados"

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