quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

REINAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURA DA E.M. REPÚBLICA DOMINICANA

SALA DE LEITURA "MENINO MALUQUINHO"

Biblioteca sem nome? Não!
Na E.M República Dominicana, uma iniciativa "pra lá de democrática" agitou o fim de ano de sua Sala de Leitura.
Desde a reinauguração da escola, a biblioteca não possuía um nome. Preocupados em criar uma identidade para este espaço, todo o corpo escolar "entrou de cabeça" em uma ação voltada para a oficialização de um nome para a sala.
A escolha foi feita por "voto direto". Alunos, funcionários, professores, equipe da direção, enfim, todos participaram do processo que começou com uma ideia diferente: "Escolher um nome que não fosse o de um autor e sim o de um personagem!"
Marcelo, Marmelo, Martelo de Ruth Rocha, o Menino Maluquinho de Ziraldo, Emília e Visconde de Sabugosa de Monteiro Lobato foram os escolhidos para este primeiro momento. Foi feita uma verdadeira CAMPANHA ELEITORAL!
Vários trabalhos foram realizados por professores e alunos, envolvendo estes personagens. Os alunos tiveram acesso às biografias dos autores; assistiram a entrevistas, através de vídeos e filmes; fizeram dramatizações; assistiram a capítulos do Sítio do Picapau Amarelo; realizaram trabalhos de controle motor, de leitura e de escrita.




Depois desta "overdose" de motivação, chegou o grande dia: O DIA DA ELEIÇÃO. E o personagem mais votado foi o MENINO MALUQUINHO, com 211 votos!





A reinauguração ocorreu no dia 29 de novembro e contou com a participação da coordenadora da 5ª CRE Celia Napole; a representante do Rioeduca na 5ª CRE Regina Bizarro; a professora Rute da GED; a diretora adjunta da E.M. Mestre Darci do Jongo, Roberta Cecília; a coordenadora do Projeto Bairro Educador e, como não poderia deixar de ser; com a equipe diretiva super especial da escola, as diretoras Maristela e Cátia e a coordenadora Celma, que desde o início, deram um grande apoio à iniciativa da professora de Sala de Leitura Elisa Bamonte.
Este dia contou com coffee break; apresentações dos alunos, com depoimentos escritos, leitura de mensagens; adaptação do livro O Menino Maluquinho, de Ziraldo; apresentação em powerpoint com um resumo das atividades desenvolvidas na sala durante o ano e, finalmente; entrega de certificados e lembranças para os leitores do ano.



Assista ao vídeo criado no powerpoint com as atividades da Sala de Leitura Menino Maluquinho em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NUhWL-SOFCk#!

Veja o depoimento da Professora Regente da Sala de Leitura ("agora sim") MENINO MALUQUINHO, Elisa Bamonte, sobre o projeto:

 "Desenvolvemos muitas coisas ao longo do ano, mas o que nos tocou profundamente foi o projeto que deu nome à sala... Foi muito importante essa ação na escola porque foi um projeto bem democrático porque todos participaram. Todos os segmentos da escola: direção, coordenação, professores, alunos, estagiários, voluntários, merendeiras e colaboradores, isto é, nossos parceiros. Sem falar que os alunos ficaram super motivados. Foi um lindo trabalho."

Quer conhecer mais detalhes e ver mais fotos? Acesse o blog da Sala de Leitura Menino Maluquinho





Um comentário: